sábado, 5 de março de 2011

CHURCHILL E O 'DISCURSO DA CORTINA DE FERRO'

.

.
Faz hoje 65 anos que Winston Churchill, na altura líder da oposição do Reino Unido, fez um discurso no Westminster College, Missouri, a convite do Presidente Truman, intitulado “The Sinews of Peace” - mais conhecido por “Discurso da Cortina de Ferro” porque pela primeira vez é usada esta expressão - e em que faz alusão clara ao perigo que Stalin e a União Soviética constituíam para a América e o mundo Ocidental. Nesse dia, 5 de Março de 1946, começava o que viria a ser conhecido por Guerra Fria.
A folhas tantas, disse Churchill: …em grande número de nações, longe das fronteiras da Rússia e em todo o mundo, estão estabelecidas quintas-colunas que trabalham em completa união e absoluta obediência ao centro do comunismo. Com excepção da Comunidade Britânica e dos Estados Unidos, onde o comunismo está na infância, os partidos comunistas e as quintas-colunas constituem crescente perigo e desafio para a civilização Cristã. São factos sombrios para quem tem de os referir depois da vitória das causas da democracia e da liberdade em esplêndida camaradagem nas armas; mas seríamos muito imprudentes se não os encarássemos enquanto é tempo.
A título de curiosidade, refira-se que em dado passo falaria da aliança com Portugal, noutro contexto: The British have an alliance with Portugal unbroken since 1384, and which produced fruitful results at critical moments in the late war..
..
(Pode ler o texto original do discurso clicando aqui)
.

Sem comentários:

Enviar um comentário