...
O “Picton Castle” é uma barca de três mastros, operada pela “Windward Isles Sailing Ship Company, Ltd”, com base na Nova Escócia, no Canadá. Efectua viagens de longo curso para treino de jovens na arte da marinharia e na navegação. Já efectuou cinco viagens de circum-navegação, a última das quais em 2010.Construído em 1928, era um pesqueiro a motor que operou anos ao largo de Gales. Com o início da Segunda Guerra Mundial, foi convertido em draga-minas e passou a ser o “HMS Picton Castle” da Royal Navy.
Depois da guerra, fez serviço de cargueiro com o nome de “Dolmar”, até ficar imobilizado, à espera de melhores dias, num fiorde da Noruega, onde foi encontrado, em 1992, pelo capitão Daniel Moreland, seu actual comandante. Levado para Nova Iorque temporariamente, foi depois para Lunemburg, na Nova Escócia, onde foi completamente alterado e transformado numa barca, com proa nova e três mastros de aço para velas rectangulares.
Durante a guerra, quando navegava em águas da Noruega, a explosão de uma mina levantou a totalidade das 300 toneladas do navio fora da água e, espantosamente, não sofreu qualquer dano.
No dia a seguir à evacuação da Noruega pelos alemães, o “HMS Picton Castle”, sofreu uma avaria e teve de procurar ajuda em Bergen. Quando chegou, arvorando a “Union Jack”, foi proclamado “Libertador da Noruega” pelos cidadãos de Bergen.
Desloca 300 toneladas, tem 54,56 m de comprimento e 1.160 m2 de pano.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário