sábado, 8 de junho de 2013

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

.

Lêem-se frequentemente textos onde ciência e tecnologia são referidas como equivalentes, quando não a mesma coisa. Diz-se que o GPS foi uma grande descoberta científica, que as viagens espaciais são a mesma coisa, etc. É um erro!
Ciência é actividade mental sem fins práticos. Tecnologia é a utilização de métodos ou processos com fins práticos, tendo como base conhecimentos científicos ou não. Os gregos antigos eram cientistas, os egípcios tecnologistas. Os gregos demonstraram que o conhecimento do diâmetro do Sol dependia do conhecimento da sua distância, o que dependia do conhecimento da distância da Lua, que dependia do conhecimento do diâmetro desta, que dependia do conhecimento do diâmetro da Terra; e tudo foi percebido a partir da observação do luar no fundo dum poço no Trópico de Câncer, da sombra projectada pela Terra sobre a Lua, de que a Meia-Lua ocorre quando há um ângulo recto Terra-Lua-Sol e que o perímetro da Lua corresponde exactamente ao do Sol durante os eclipses deste. Daí, não resultou nenhuma aplicação prática imediata.
Em contraste, os egípcios construíram a Pirâmide de Queops antes do Parténon e estavam muito mais avançados que os gregos em matéria de tintas, avaliação de pesos, na cosmética, e muitas outras coisas. Inventaram a cerveja e fabricaram-na durante séculos, melhorando sempre a qualidade e nunca perceberam o que acontecia durante o fabrico e porque mudavam os compostos presentes nos recipientes onde era feita.
São duas posições filosóficas diferentes. Poincaré dizia que o cientista não estuda a natureza porque isso é útil. Estuda-a porque se fascina. E fascina-se porque ela é bela. Se não fosse bela, não valia a pena conhecê-la e, se não valesse a pena conhecê-la, não valia a pena viver. E acrescentava que não se referia à beleza que deslumbra os sentidos, embora não subestimasse esta; referia-se à beleza profunda que decorre da harmoniosa ordem das partes que só a inteligência pura pode atingir. É verdade. São escassos os grandes cientistas que se tenham preocupado com a utilização do que descobrem. Descobrir é a sua paixão e único objectivo.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário