sexta-feira, 6 de setembro de 2013

AS LEIS E A SUA HOSTILIDADE

.

Murphy era engenheiro da US Air Force e é conhecido pelo rigoroso e infalível princípio que tem o seu nome: "Se alguma coisa pode correr mal, ela corre mal". O princípio tem vários corolários, o mais conhecido dos quais é o de que, quando a fatia de pão cai no tapete, cai sempre com o lado da manteiga para baixo. Segue-se, por ordem de importância, o que estabelece a probabilidade de isso acontecer, sendo esta directamente proporcional ao preço do tapete. Há mais, mas estes chegam para abordar a matéria que nos ocupa.
Dir-se-á que é tudo conversa sem apoio de estudo científico genuíno e para fazer humor. Mas há dúvidas. Robert Matthews, em 1995, publicou um artigo no "European Journal of Physics" onde afirma, depois de longas considerações sobre as leis que regulam a queda das fatias de pão com manteiga ao chão, que, se estas aterram do lado errado, é porque as leis da natureza estão contra o homem, demonstrando assim o carácter maléfico do universo. Ou seja, o homem tem resistido—através da evolução darwiniana conseguiu mesmo melhorar a sua adaptação ao meio ambiente—mas luta contra um factor que o impede de ser melhor: a hostilidade das leis da Física!
As leis da Física estão para o homem em geral como o Tribunal Constitucional está para Passos Coelho: se alguma lei do Governo puder ser chumbada, sê-lo-á! Além da hostilidade das leis da Física em geral, Coelho enfrenta ainda a particular hostilidade constitucional. Ganda galo!... Pior que cuspir na sopa!...
.

Sem comentários:

Enviar um comentário