quarta-feira, 14 de maio de 2014

CIÊNCIA EM 'CARTOONS'

.

A "guerra" entre evolucionistas e criacionistas começou em 1859, com a publicação do livro "A Origem das Espécies" por Charles Darwin. Começou e ainda não acabou, mas não interessa isso agora. Tal "guerra" tem tido momentos altos, momentos rasteiros, também pitorescos e ainda de bom humor. É destes que queria falar hoje.
Em 1863, Thomas H. Huxley publicou um livro—quatro anos depois do de Darwin—intitulado "Evidência do Lugar do Homem na Natureza" com a ilustração que se vê em cima e à esquerda, onde figuram vários esqueletos, desde o gibão até nós. Não tem rigor científico, mas é uma bela imagem, criada pelo voluntarismo de Huxley.
Em 1882, Edward Linley Sambourne publicava, no "Punch's Almanack", a imagem de uma gravação em madeira (primira imagem, em cima) com a legenda "O Homem é Apenas uma Lagarta" (não confundir com lagarto porque esses são poucos e à margem da evolução de Darwin). Então, vê-se no canto inferior esquerdo o caos a dar saída à tal lagarta (não confundir rebabá), depois há formas semelhantes a espermatozóides, macacos, homens das cavernas (não confundir com o pessoal dos lados de Alvalade), um dandy vitoriano de chapéu alto e, finalmente, Darwin na pose do Criador, da pintura de Miguel Ângelo na Capela Sistina. Trabalho inspirado, sem dúvida.
Há também o poster publicitário da "Dr. Pepper", refrigerante americano popular que já conheceu melhores dias, em que se vê um símio, um hominídeo a encontrar a "Dr. Pepper" e um homem a bebê-la e a legenda a "Evolução do Sabor".
Mas a mais engraçada, em minha opinião, é a última, publicada na "The New Yorker", em 1925. Nela se vê um primata, um homem de Neanderthal, Sócrates (não confundir porque o outro é pior que os lagartos!!!), e W. J. Bryan, advogado e defensor nos tribunais da proibição de ensinar o Evolucionismo nas escolas. E a legenda é: "A ASCENÇÃO E DECADÊNCIA DO HOMEM". Tem graça—muita graça—e ofende, satisfazendo os requisitos de uma boa piada.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário