quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

QUANDO A TERRA VALE MAIS QUE OURO

---

 
   (VER EM ECRÃ CHEIO)-
----
Singapura é um pequeno país com influência desmedida. O país insular do Sudeste Asiático tem cerca de 5,6 milhões de habitantes em apenas 278 milhas quadradas, tornando-se o terceiro país mais densamente povoado do mundo. A sua riqueza é principalmente baseada em petróleo, mas, devido à população crescente, à economia em expansão e à elevação do nível do mar causada pela mudança climática, a terra está rapidamente a tornar-se no recurso mais precioso. 
Desinteressado em reinar em expansão, o governo tem um plano: através do que é conhecido como "recuperação de terras", Singapura expandiu o tamanho em cerca de 24% desde a primeira independência em 1965 e planeia expandir outros 8% até 2030.
Entre 2007 e 2017, grande parte da areia usada para o crescimento físico de Singapura foi dragada e enviada do Camboja, com pouca influência dos moradores mais afectados. Mundo perdido segue Vy Phalla, uma mulher cambojana cujo modo de vida é roubado debaixo de seus pés, enquanto o processo de dragagem industrial danifica as hidrovias e florestas de mangue de que ela e sua comunidade de pescadores dependem. Traçando a jornada de Phalla da sua modesta ilha para os exuberantes jardins botânicos da Floresta de Singapura - uma atracção turística construída em solo recuperado - este pequeno documentário oferece uma perspectiva vital sobre a terra artificial que emergiu como questão ambiental e geopolítica urgente na última década.
---

Sem comentários:

Enviar um comentário