
Habituámo-nos a ouvir os economistas falar de deflação como o lobo mau. Na realidade, parece não ser nada de bom para a economia e, portanto, para a generalidade dos cidadãos. Mas há excepções, como nos explica Larry Swedroe, Director de Investigação no Buckingham Asset Management, em S. Louis.
Então, é assim:
.
Então, é assim:
.
Para o jovem de 30 anos com bom emprego, carteira de acções razoável, e mensalidade fixa para pagamento do empréstimo da casa, inflação moderada é provavelmente desejável. O ordenada irá sendo aumentado, as acções valorizadas, e o custo das prestações da casa progressivamente menor. A deflação é perigosa porque pode pôr em risco o emprego, desvalorizar as acções e aumentar o custo relativo da prestação da casa.
.
.
Para os reformados, com pensão fixa, a última coisa que os deve preocupar é a deflação. A queda dos preços é boa, com cada mês a aumentar a pensão - a segurança social ajusta as pensões quando há inflação, mas não as diminui quando da deflação, pelo menos na América, onde José Sócrates não é conhecido, digo eu.
.
Em conclusão, cada cor tem seu paladar e o da deflação depende de quem a degusta.
Em conclusão, cada cor tem seu paladar e o da deflação depende de quem a degusta.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário