terça-feira, 15 de março de 2011

'"O LEPTOPRÓSOPO'

Porque tenho muito que fazer, ainda não tinha tido tempo de ler esse must das terças-feiras, qual é a crónica do Dr. Soares no “Diário de Notícias”. Para ser sincero, tenho andado preocupado com a possibilidade de se ter esquecido de alguma coisa. Mas não!... Acabo de a ler e está lá tudo.
Diz a dado momento:
Tento reagir, com realismo, como é meu dever, com a maior isenção e preocupado acima de tudo com o nosso país. Mas não é fácil, dado o clima de incerteza quanto ao futuro da União, a sobranceria do Governo alemão, que parece querer "germanizar" a Europa, e o facto de não haver comparação possível entre a generalidade dos grandes líderes europeus do passado e o egoísmo nacionalista dos de hoje.
Merkel levou a dose semanal e a matéria ficou arrumada.
Depois, mais adiante, lê-se:
O capitalismo especulativo, sem valores éticos - que a crise financeira revelou, no seu pior -, está desacreditado, como os mercados especulativos, que só pensam no lucro, ignoram a crise, as pessoas, e põem Estados muitas vezes seculares, como o português, em tremendas dificuldades.
Mercados KO!
Para cumprir o resto da missão:
Os actuais dirigentes europeus, e, em especial, os alemães e os franceses, que os seguem, obedientemente, negam-se a compreender que as receitas economicistas que impõem a certos Estados membros, longe de lhes resolverem as dificuldades, as complicam, até porque os conduzem, necessariamente, à recessão: mais desemprego, mais precariedade do trabalho, menos investimentos, crescimento zero e, em vez de progresso, regressão...
Falta de solidariedade, em resumo.
A crónica resultou perfeita. Agora pergunto eu: quem diz a este “senador” da República que a idade não perdoa e ficamos todos senis? Quem o aconselha a sair da ribalta por manifesta bacoquice? Uns fazem blogs, coisa que era óptima para o Dr. Soares. Desde já, daqui lhe sugiro um título: “O Leptoprósopo”. É uma ideia brilhante.
..

Sem comentários:

Enviar um comentário