sábado, 3 de fevereiro de 2018
EVERESTE E NEPAL, UM GRANDE PROBLEMA NACIONAL E INTERNACIONAL
O Monte Everest é o monte mais alto do mundo — está toda gente de acordo, incluindo eu que nunca o medi. Mas, por falar nisso, quanto mede o Monte Everest? É uma boa pergunta.
Oficialmente, mede 29.029 pés, ou seja 884.803,9 centímetros. E falo em centímetros e suas décimas porque há quem discuta isso. Por exemplo: deve a medição incluir a neve que cobre o pico e caiu do céu, ou só a rocha que está por baixo e apanhou com ela em cima? Aí têm! — um problema complicado!
Mas há mais... Recentemente ocorreu ali um sismo e dizem os entendidos que a montanha encolheu quase 3 centímetros o que é muito — se os terramotos continuam, um dia destes aquilo é um buraco na terra e não um monte.
Sábios da China, da Dinamarca, da Itália, da Índia, dos Estados Unidos — e não sei se algum de Portugal — discutem a matéria e não chegam a acordo, o que deixa os nepaleses em alvoroço, com o prestígio em perigo ao verem tirar centímetros àquele que é o maior orgulho nacional. Vejam lá que uns italianos, provavelmente mafiosos, vieram há pouco dizer que o monstro não tem 29.029 pés, mas só 29.022!
É um bom caso para António Guterres, Secretário-Geral da ONU pela Graça de Deus, intervir e mostrar serviço que ainda não mostrou, nem mostrará se não pega nesta matéria. Guterres é engenheiro e com uma fita métrica e pouco mais resolve o diferendo a contento de todas as partes. E fica na História. Se não na mundial, pelo menos na do Nepal. Bestial, que até rima!
.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário