sexta-feira, 9 de novembro de 2012

ESPECIALIDADE PORTUGUESA


 A agência de viagens inglesa "Sunshine" realizou um inquérito entre os clientes com uma só pergunta: Qual é para si a pior coisa nas viagens de avião.
Perante tal pergunta, todos pensamos que a resposta mais frequente diria respeito à falta de espaço para as pernas entre os assentos. Mas não! De longe a pior coisa para os interrogados são as crianças barulhentas. Só depois vem o problema do espaço para as pernas, seguido do da falta de qualidade da comida, dos empurrões nas costas do banco dados pelos joelhos do companheiro de trás, dos passageiros barulhentos ou embriagados e por aí fora.
Curiosamente, lembro-me duma longa viagem de muitas horas que fiz num avião cheio de crianças americanas e estou em condições de compreender a maioria dos consultados. Ao barulho, somavam-se ameaças de apanhar com o conteúdo de copos de café com leite no colo, de ficar com papeis de rebuçado lambuzados colados nas calças ou no casaco, ou de apanhar com um objecto voador no nariz.
Se em Portugal fizessem inquérito semelhante nos restaurantes aos domingos, estou convicto que a resposta seria do mesmo tipo. A criança portuguesa no restaurante guincha como nenhuma outra criança no mundo que conheço o faz. Somos os maiores especialistas do guincho infantil do planeta. A criança americana ameaça com o café com leite, com o papel do rebuçado, com os bonecos voadores, mas não guincha. A portuguesa, porque não dispersa tanto os seus talentos, só guincha. Mas fá-lo melhor que ninguém. Sem dúvida.
...

Sem comentários:

Enviar um comentário