segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O RISO

...
O que causa o riso? Pergunta insólita mas que tem merecido a atenção de gente ilustre. Marvin Misnky, um dos pais da inteligência artificial, dizia, numa perspectiva darwiniana, que o humor se desenvolveu na evolução da espécie humana por ajudar a corrigir erros da razão e chamar a atenção para a falácia. Aliás, já Nietzsche havia dito muito antes que o riso é a cura para as aberrações da razão pura.
John McCrone, conhecido jornalista de temas científicos e editor dum site afamado, diz que o riso não ocorre com a descoberta do erro, da ignorância ou da incongruência, mas quando o resolvemos de forma inteligente—por exemplo, "Porque é tão difícil saber quem é o autor da sinfonia "Surpresa? Porque o autor é Haydn" (em inglês com pronúncia muito semelhante a hidden—escondido).
Em boa verdade, ninguém entende muito bem o que é o humor, nem porque rimos. Provavelmente há vários aspectos no humor que não será um fenómeno linear. Rimos de factos que são estúpidos—mas só alguns—pelo inesperado, do trocadilho, do inteligente. E rimos tanto mais, em regra, quanto mais rápido é o impacto do facto na razão.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário