domingo, 4 de novembro de 2012

SER OU NÃO SER

.

No livro "Why Does the World Exist?", Jim Holt diz assim: Se perguntarmos a um crente porque existe o universo, ele responde que existe porque Deus o criou. E se lhe perguntarmos porque existe Deus, a resposta depende do grau de diferenciação teológica do crente. Pode dizer que a existência faz parte da própria natureza de Deus, ou pode responder que as pessoas que fazem tais perguntas vão para o Inferno.
Mas, se fizermos a mesma pergunta a um ateu, o mais provável é que a resposta não seja esclarecedora. Christopher  Hitchens, mais ou menos ateu profissional, interrogado certa vez por uma jornalista sobre o que havia antes do Big-Bang, respondeu: gostava de saber o que havia antes do Big-Bang.
Há uma explicação para o facto de existir o universo em vez do nada. Essa é a grande questão teológica. A forma como passou a existir é o mais fácil. A explicação científica da origem tem de envolver qualquer espécie de causa física; mas qualquer causa física é, por definição, parte do universo que se quer explicar e, portanto, o problema é circular.
Aparentemente, o homem não tem capacidade mental para resolver a charada. Está limitado, pese as extraordinárias descobertas que foi capaz de fazer, num raciocínio que provavelmente exige percepção para lá da sua sensibilidade. Não creio que alguma vez perceba porque existe e o que faz no universo.
...

Sem comentários:

Enviar um comentário