domingo, 5 de outubro de 2014

TEMPO DE REFORMA

.


Um leitor destas crónicas lamenta a minha perda de tempo com assuntos de moral familiar e, em particular, com a discutida participação dos católicos divorciados recasados na comunhão eucarística. As próprias expectativas de mudança, no próximo Sínodo dos Bispos, são o resultado da preguiça católica em pensar pela própria cabeça. Andar a pedir ordens ao clero é infantilismo cultivado. Cada católico deve ser tutor de si próprio. Eu deveria limitar-me a recordar a célebre resposta de I. Kant (de 1784) à pergunta: o que é o iluminismo?
A resposta é conhecida: “O iluminismo é a saída do homem da sua menoridade de que ele é culpado. A menoridade é a incapacidade de se servir do entendimento sem a orientação de outrem. Tal menoridade é por culpa própria, se a sua causa não reside na falta de entendimento, mas na falta de decisão e de coragem em se servir de si mesmo sem a orientação de outrem. Sapere aude [1]! Tem a coragem de te servires do teu próprio entendimento. Eis a palavra de ordem do iluminismo”. [...]

Assim começa uma inesperada crónica de Frei Bento Domingues no jornal "Público" de hoje cuja transcrição completa pode ler aqui. São os ventos fortes que sopram de Roma que atiçam estes fogos de renovação. Quem viver para isso, ainda vai ter mais surpresas.
Outro padre católico, por sua vez, é citado pelo jornal como tendo dito sobre o Papa: “O mundo estava habituado a uma Igreja piramidal, poderosa. Ele vive de forma simples, anda num carro utilitário, recusou o palácio apostólico, reorientou toda a perspectiva da Igreja no sentido da misericórdia, quis descentralizar o poder, já tentou fazer a renovação da Cúria, mexendo nalguns dos seus altos cargos. Portanto, há pessoas altamente colocadas na Igreja que vêem os seus cargos ameaçados. Já alguma vez tinha acontecido um Papa mandar prender um ex-bispo por prática de pedofilia? E já algum Papa tinha excomungado a máfia?”

HÁ PESSOAS ALTAMENTE COLOCADAS NA IGREJA QUE VÊEM OS SEUS CARGOS AMEAÇADOS!

Foi preciso chegar aos 75 anos para ouvir isto!
.

Sem comentários:

Enviar um comentário