quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

ALHO JAMÉ!

.
.
Ternura, ternura são os suíços: mais certinhos que os relógios feitos lá na terra. A União de Bancos Suíços (UBS) decidiu publicar um código de conduta, de 43 páginas, para os empregados das agências, sob o lema “A primeira impressão conta”. Até aqui tudo parece  normal, mas não é: a matéria e os pormenores são de gargalhada.


Além da clássica recomendação aos homens para o uso de fato antracite, preto ou navy blue, porque tais cores "simbolizam competência, formalismo e sobriedade”, as mulheres devem usar saia até meio do joelho, no máximo, ou no mínimo conforme o ponto de vista (digo eu), e nada de adornos vistosos, ou óculos à Sarah Palin (Sarah Palin é imagem da minha lavra). Com respeito à maquilhagem, discreta base nas carinhas, e mais discreto batom no beicinho. Verniz das unhas preto nem pensar e menos ainda desenhos nas ditas. Quanto ao cabelo, bem tratado e cortado com estilo, "aumenta a popularidade individual".

Para os homens, a barba de três dias é vigorosamente desaconselhada mas, de qualquer forma, pêlos na cara não são grande coisa. Carinha bem escanhoada é o melhor. Muito importante ainda para os machos é a roupa interior: recomenda-se a de boa qualidade, facilmente lavável e, sobretudo, que não se perceba por fora da outra roupa – tal e qual! Essa coisa de cueca a fazer desenho no fundilho da calça, não. De todo!  As meias, naturalmente, serão pretas, mas atenção: até ao joelho, para evitar o mau gosto de mostrar a canela peluda e desbotada ao cruzar a perna.

Perfumes, é complicado – discretos, discretos, discretos. E nunca aproveitar o intervalo do almoço para aplicar segunda demão: jamais! E por falar em almoço e em perfumes, comer alho, ou cebola, está fora de causa, ou antes, é despedimento certo com justa causa se cheirar a alho ou cebola ao cliente.

Homem com pulseira ou brinco, só em pesadelo. Relógio de pulso está bem – óptimo até - porque "dá ar de segurança e preocupação com a pontualidade". Macho de cabelinho pintado para disfarçar a idade é perigoso! Muitas vezes a cor do cabelo não está de acordo com o estado da pele; é verdade! Um fiasco em banco suíço.

O Senhor Jean-Raphael Fontannaz, porta-voz do banco, diz que o código pode parecer muito detalhado mas a ideia é que o cliente, mal entre na agência, perceba que está na UBS. Assim mesmo!

E tem quadros o código, para mais fácil consulta. Por exemplo:

Recomendações

Para mulheres
Usar o casaco abotoado;
Desapertar os botões ao sentar;
Controlar regularmente o crescimento do cabelo se este for pintado.


Para homens
Guardar os fatos em cabides de ombros volumosos para conservar a forma dos casacos;

Marcar cabeleireiro de 4 em 4 semanas a fim de manter o corte de cabelo.

Proibido
Comer alho e cebola;
Fumar ou permanecer em locais com fumo (o cheiro agarra-se à roupa);
Camisas de manga curta;
Usar peúgas curtas que mostram as pernas ao cruzá-las.

Ao ler esta pessegada lembrou-me do brasileiro que ia no autocarro em Berna e deitou um papel de rebuçado no chão. Interpelado vigorosamente por uma suíça idosa, provavelmente ex-funcionária do UBS, diz o brasileiro: cala a boca ó coroa; sabes lá tu o que é a beleza de um bonde bem sujo!
.

Sem comentários:

Enviar um comentário