terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Ó LUA QUE VAIS TÃO ALTA . . .

.


Como é sabido, a Lua resultou do impacto na Terra de um corpo do tamanho de Marte (Theia). Múltiplos "bocados" da Terra foram lançados no espaço, vindo depois a aglutinar-se para fazer o satélite inspirador de poetas.
A Terra tem 4,5 mil milhões de anos, mas ainda não sabemos bem quando a Lua nasceu, provavelmente há 4 mil milhões de anos. Já esteve mais próxima de nós, mas depois foi afastando-se — não sabemos a que velocidade inicial — e continua a afastar-se; agora a 4 centímetros por ano. Desde que nasci já me fugiu mais de 3 metros a magana. 

Mas tem ganho em elegância! É como a Lili Caneças: quanto mais velha, melhor. Por efeito da força centrífuga da rotação e da atracção da Terra, tem tendência a deformar-se, aumentando o diâmetro do equador, reduzindo a distância entre os polos (ver figura) — é o que chamam protuberância equatorial (equatorial bulge), comum aos planetas. Mas, à medida que se afasta, diminui esta atracção, vai perdendo barriga e daí a elegância.
O vídeo em baixo é falado em inglês e tem legendas em alemão, o que não lembra ao careca. É um bocado longo, mas pretende mostrar como as pessoas têm ideia errada da distância Terra-Lua (bola grande, bola pequena). Não fazemos ideia nenhuma da dimensão do Universo que está para além da nossa inteligência!

.
.
Tem de esperar pelo minuto e dez (1' 10'') para ver a resposta certa
.

Sem comentários:

Enviar um comentário