segunda-feira, 6 de agosto de 2018

BASÓFIA FORA DO CONTEXTO

---

Uma jornalista inglesa, de seu nome Clare Forges, escreve hoje um artigo no “The Times”, intitulado “The EU was always going to punish us for Brexit” (A UE iria sempre punir-nos pelo Brexit), artigo que considero excelente e vou procurar resumir sem estragar excessivamente ― pelo menos a ideia. Começa assim e esta é a referida ideia base:
---
Na Ilha de Páscoa, no Sul do Pacífico, centenas de grandes 

cabeças de pedra, cada uma com mais de 12 toneladas, olham à distância, guardando o segredo de como conseguiram ali chegar. Uma teoria diz que o povo Rapa Nui abateu todas as árvores a fim de de mover os monumentos para aqueles lugares, destruindo a sua terra fértil e a madeira para construir canoas de pesca, o que levou à falta de recursos, à guerra interna, ao canibalismo e à destruição da sua civilização. 
Se foi assim, o acontecido naquela ilha é talvez o único acto social de auto-sabotagem da História que rivaliza com o Brexit.
..
O Brexit é ― e agora sou eu a falar ― um arroto serôdio de um País que há muito deixou de ser o que era e julga continuar a ser. O Reino Unido é a 5ª economia do mundo, depois dos Estados Unidos, da China, do Japão e da Alemanha. E quanto às outras basófias, podem limpar o rabo com elas,

.
---

Sem comentários:

Enviar um comentário