Para uns, conspiração universal organizada por gente com interesse material no mito do aquecimento global; para outros antecâmara de uma catástrofe planetária a curto prazo. Opiniões crescentemente polarizadas, com contornos de cruzada.
Será? O que separa afinal os investigadores com opiniões divergentes? Muito, alguma coisa, quase nada?
O Professor Bob Watson, ex-assessor de Al Gore e alto funcionário do Department for Environment, Food and Rural Affairs, é um dos aflitos com a subida da temperatura da Terra. O Professor John Christy, cientista atmosférico na Universidade de Alabama, é reconhecido céptico na matéria. Postos perante o que o jornalista da BBC chama “Quadro da Certeza”, e interrogados sobre quatro pontos básicos do problema - Há aquecimento global e o homem tem responsabilidade nisso? Têm os gases com efeito estufa, nomeadamente o CO2, papel no aquecimento da Terra? O homem é o principal responsável pelo aumento do CO2? É importante a actividade do homem no aquecimento da Terra? – as posições não são tão diferentes como se podia esperar.
Na verdade, o que os separa parece ser mais o grau de certeza sobre a explicação dos fenómenoss observados; e sobretudo, as consequências, ou seja, o que acontecerá no futuro: uma calamidade para o homem e outros seres vivos semelhante ao drama dos dinossauros, ou simplesmente um nadinha mais de calor?
.
Sem comentários:
Enviar um comentário