domingo, 8 de agosto de 2010

ESPIÕES DA NET


De acordo com o "Wall Street Journal", um dos maiores negócios relacionados com a Internet no tempo que vivemos consiste em espiar os internautas e, a partir dos dados obtidos, traçar perfis de consumidor para vender às mais variadas empresas. O método consiste em instalar ficheiros no computador do cidadão quando este acede a um site, ficheiros que são cookies, flash cookies, e beacons capazes de permitir aos espiões saber quase tudo o que a pessoa faz na Net – que filmes escolhe, que jornais lê, o que lê neles, o que escreve nas caixas de comentários, como navega em cada site, desportos preferidos, predisposição para a paternidade ou maternidade, blá, blá, blá. Depois de traçado o perfil, são constituídos pacotes de grupos de cidadãos com características semelhantes destinados a vender a firmas que os utilizam para direccionar o marketing.
Segundo a investigação feita pelo jornal, os 50 principais sites dos Estados Unidos instalam, em média, 64 cookies, ou equivalentes, em cada computador! Olaré!... Mas há os mais agressivos, e alguns até exageram, como o dictionary.com, que habitualmente envia 234! Vem depois o msn.com, com 207; o comcast.net, com 151; o merrian-webster.com, com 131; o photobucket.com, com 127; o answers.com, com 120; o careerbuilder.com, com 118, e por aí fora – um pavor.
Saiba por isso o leitor que aqueles anúncios que aparecem nos sites que visita, chamados ads para mais fino, não estão ali por acaso: são mandados de encomenda para si. O seu vizinho noutro computador ao lado pode estar no mesmo site, à mesma hora, e está a ver outros ads, provavelmente.
É o progresso: está tudo muito preocupado com os chips nos automóveis, mas engolem os cookies diariamente sem bufar e, se alguém telefonar para o 118 e disser o seu nome, fica a saber, por pouco dinheiro, a sua morada, o seu número de telefone, e quantas casas mais tem com telefone instalado. Catita, não?!...
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