.
Como começou a vida na Terra é matéria intrigante, como é aliás o início de tudo no mundo. Mas a vida diz-nos respeito porque somos parte do mistério e é interessante saber o que, em traços gerais, se conhece. E conhece-se bastante.
A primeira grande experiência na matéria, talvez a mais importante, deve-se a um senhor chamado Stanley Miller (1953) que, no laboratório, fez passar uma descarga eléctrica num balão de vidro com a mistura de amónia, metano e hidrogénio, gerando várias moléculas orgânicas, o que só por si já foi grande descoberta porque provava a possibilidade de criar tal tipo de moléculas (Figura). Mas Miller conseguiu mais: alguns desses compostos eram aminoácidos - “peças da construção” das proteínas; formaldeído, material precursor de açúcares; e cianeto de hidrogénio, indispensável para a síntese abiótica (não a partir de outro ser) das bases do ADN, o material que, em última análise caracteriza a vida. Podemos dizer que esta começou quando surgiu ADN.
Põe-se em dúvida se, quando a vida surgiu, existiam na Terra os compostos que Miller usou. Sabemos que existiam seguramente no Sistema Solar e poderiam ter chegado de outro astro transportados por meteoritos. De resto, não é de excluir que, pela mesma via, tenha chegado vida já formada algures, sob a forma de micróbios com ADN.
E quantas vezes foi criada a vida, isto é, toda a vida existente resulta da formação de um único ser que, por evolução deu as espécies existentes na actualidade? É pouco provável. O fenómeno das reacções químicas pré-bióticas ocorreu quase de certeza muitas vezes, o que permite explicar como persistiu a vida, apesar de múltiplas condições hostis.
Há quanto tempo? Difícil responder. Pela análise de rochas calcárias das profundezas marinhas, os estromatólitos, formadas por micro-organismos, pensa-se que vida já existia há cerca de 3.500 milhões de anos. Mas há razões dependentes de estudos bioquímicos de alguns fósseis que fazem admitir a existência de vida antes disso: talvez 4.000 milhões de anos. É muito tempo!...
Quem se interessa por estas matérias, para esquecer a crise pode ler mais num livro maravilhoso, editado pela “National Academies Press”, da Academia das Ciências dos Estados Unidos, intitulado “Origin and Evolution of Earth”, cujo download é gratuito aqui.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário