quinta-feira, 6 de outubro de 2011

IMAGEM E REALIDADE

.
Dizem os periódicos que num estudo da Federação Internacional do Automóvel, realizado em 22 grandes cidades europeias, os motoristas de táxi de Lisboa aparecem no grupo dos melhores, com a classificação de Bom, a par de Barcelona, Berlim, Colónia, Milão, Munique e Paris.
Surpresa? Talvez não.
A imagem que geralmente se tem do serviço de táxis de Lisboa é muito condicionada pelo comportamento dos motoristas que prestam serviço no aeroporto. Quem já passou pelo azar de chegar de avião a Lisboa e foi uma ou duas vezes apanhar um táxi ao local das “chegadas”, teve forte probabilidade de ser mal recebido e servido. Os portugueses porque são portugueses - mais difíceis de explorar - e os estrangeiros, porque são estrangeiros, frequentemente enganados de mil e uma maneiras. São esses taxistas que arruínam a imagem da profissão, se é que são de facto profissionais. A restante classe é de forma geral cortês e disponível para prestar bom serviço, o que terá justificado a classificação agora atribuída.
O que fica por explicar é porque não conseguem as autoridades fiscalizadoras acabar de uma vez por todas com as práticas dos taxistas do aeroporto, verdadeira tradição que nos deixa mal vistos logo nos primeiros passos do recém-chegado a solo pátrio. Sem querer “bater mais no ceguinho”, confesso que pior só vi na Grécia.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário