sábado, 8 de outubro de 2011

OS 'CHARROS'

.
A Holanda é uma terra encantadora, com hábitos e costumes estranhos, pelo menos para gente conservadora. Vem isto a propósito do anúncio do Governo de que, a partir de Abril de 2012, os coffe-shops onde se vende a cannabis só poderão fazê-lo se a percentagem do composto psico-activo, o tetrahidrocanabinol (THC), for igual a 15%, ou menor.
Parece que actualmente a generalidade do produto a ser vendido tem cerca de 16,5% de THC, o que passa a ser ilegal. É claro que ninguém sabe muito bem como vai ser feita a fiscalização e também não se impõem limites à quantidade de cannabis que cada um pode fumar. A lei sobre esta matéria é curiosa: diz ainda que cada produtor só pode cultivar cinco pés da planta, o que se destina a comprimir a oferta com a finalidade de reduzir o consumo, embora este seja livre.
E para finalizar, prevê-se que a partir do próximo ano a entrada de turistas seja proibida nos coffee-shops, apesar destes serem uma das atracções turísticas da Holanda. Será para os estrangeiros não assistirem à dissolução dos costumes da terra, ou para impedir que se iniciem na prática de fumar charros?
Há claro embaraço dos governantes sobre o problema do consumo de drogas leves. Se lhes perguntarmos se a venda e consumo de drogas leves deve ser livre, a resposta provavelmente será: Claro, deve ser livre, mas...
..

Sem comentários:

Enviar um comentário