quarta-feira, 31 de julho de 2019

PINTURA MODERNA

---
----

AFOGA-SE A GRONELÂNDIA

---
---
Um Inverno seco, com pouca queda de neve, e uma Primavera precoce, em Abril, agravaram a diminuição da espessura da placa de gelo e elevaram o nível das águas.
---

AS DUAS CABELEIRAS DO APÓS CALYPSO

---
---
---
As duas cabeleiras do após-calypso
---

O QUE FAZ FALTA É IMAGINAÇÃO

---
---
-
Na China, "Jeep" circula com um aparelho de ar condicionado doméstico adaptado ao veículo.

(No fim do curto vídeo, tem de parar a entrada automática de outros, se não quiser ver mais)
---

GORDURA NÃO É FORMOSURA

---


Com o neoliberalismo dos anos 70, simultaneamente com a cultura da bulimia e a exigência de auto-disciplina, a obesidade transformou-se no mais evidente emblema da falta de controlo pessoal e de queda no apreço social.
---

ADEUS BIFE DO LOMBO

---
---

UM PENSAMENTO PARA DEPOIS DE AMANHÃ

...


Primeiro ignoram-te, depois riem-se de ti, a seguir combatem-te e, finalmente..., tu ganhas

MAHATMA GANDHI

EM MATÉRIA DE CONVERSA NÃO VAI MUITO MAL

---
---
O PIOR É A PRÁTICA!
---

terça-feira, 30 de julho de 2019

OS GRANDES VELEIROS

---
---

O QUE ESTÁ "A DAR"

---
---

JOGOS PAN-AMERICANOS 2019

---
-

O MUNDO EM METROS

---
 -
Moscovo
---
---
Estocolmo
------

ANDAM A GOZAR CONNOSCO

---
---
E não são os jornalistas...
---

NÃO SE PERDEU TUDO

---
---

segunda-feira, 29 de julho de 2019

ANDY WARHOL

---
---

POLÍTICA DA CANHONEIRA

---

---

FOGO DO VENTRE DA TERRA

---
 ---
ETNA
(SICÍLIA)
---

Ó TEMPO VOLTA P´RA TRÁS

---

[...] Amanhã, 28 de Julho, também faço 50 anos. Excepto manter-me vivo, não fiz muito por isso: os anos foram aparecendo feitos, pé ante pé, todos alinhadinhos e sempre mais furtivos e ligeiros. É impressionante que a crescente rapidez dos aniversários contraste com a progressiva lentidão do aniversariante. A rapidez, aliás, não é apenas impressão. À medida que se acumulam, os sacanas dos anos tornam-se de facto fugazes, e curtos, dado que cada um representa uma porção cada vez menor da nossa existência. Devagarinho, chega-se aos 20. Para os 30 é um salto. Num instante, chega-se aos 40. Aos 50 nem se chega: chegam eles, de repente e sem pedir licença. [...]
---
Isto escreve Alberto Gonçalves, provavelmente o mais odiado ― pela esquerda― jornalista da direita e um dos mais divertidos. 
A prosa, além do humor, está correctíssima e não tem contestação. Mas Alberto, em matéria de tempo e da sua passagem uniformemente acelerada, com 50 anos é um aprendiz. Anos virão em que a aceleração da velocidade aumentará sem freio e todos cantamos como o falecido António Mourão.
----
---
---

SEM TÍTULO

---
---

E O CULPADO FOI O GATO

---

---
Acho muito mal o facto: não devia demitir-se o adjunto do Secretário de Estado ― quem devia ser sumariamente demitido era o gato da filha da mulher a dias da casa  do  Ministro Eduardo Cabrita. Esse é que teve a culpa.
-----
---

domingo, 28 de julho de 2019

HENRI MARIE RAYMOND DE TOULOUSE-LAUTREC MONFA

---
---

NÃO DÁ UMA PRÀ CAIXA

---
---

AS VOZES DO DONO

---

[...] Os papagaios dos clubes, FC Porto, Benfica e Sporting, são uma triste imagem da bajulação, da voz do dono, da perseguição a quem pensa diferente, e um sinal de que o futebol em Portugal nunca atingirá um nível sério enquanto tais criaturas forem os divulgadores das verdades oficiais dos clubes. É impressionante como no meio dos inúmeros debates da especialidade, alguém diz que acabou de receber nova informação e que o que estão a dizer não é verdade. É mais cómodo para os clubes terem esses papagaios do que darem a cara. [...]
---
Victor Rainho in "Sol"
---

DAS REACÇÕES ALÉRGICAS E DOS OLHOS À BELENENSES

---

 ---


Nas prisões de Putin, ocorrem muitas "reacções alérgicas". Boa parte delas são na cara e "sem causa "aparente".

---
"Olhos à Belenenses"

ERA UMA VEZ UM NAVIO PEQUENINO . . .

---

PORTAS DO MUNDO

---
-
IRAQUE - PORTUGAL - TUNÍSIA
---

QUANTO PIOR, MELHOR

---
Fábrica de calças da moda
-
---
(Com colaboração de António-Pedro Fonseca)
---

ANDAR PELO AR É "CONTRA-NATURAM"

---
Avião da TAP aterra com avaria no trem de aterragem do lado direito
-
---

RECAPITULANDO ― BACH

---
---

sábado, 27 de julho de 2019

MUNDO METROPOLITANO

---
---
(Ver em baixo o post "A Cidade e as Serras)
---

NOVO ANIMAL EM DOWNING STREET

---
---
O número 10 de Downing Street, em Londres, tem um novo animal residente ― NÃO!!!... NÃO É ESSE!!!... DE FORMA NENHUMA!!!... É um cão que vai fazer companhia ao gato Larry, residente de longa data.
Na fotografia vê-se mal mas, pelo pouco que se vê, parece ir ao mesmo cabeleireiro que o novo dono.
---
---

MIA COUTO

---

---
Concorde-se ou não, é uma bela peça literária.
Pena ser tão mal lida pelo autor!
---

A CIDADE E AS SERRAS ― VERSÃO 2019

---
---
Num momento indeterminado ou desconhecido, entre 2010 e 2015, na história do homem e pela primeira vez, mais de metade da população mundial passou a viver em cidades. A urbanização, por seu lado, é pouco natural que inverta este caminho. Desde então e semanalmente, em média, 3 milhões de habitantes da aldeia tornaram-se citadinos. 
Raramente na História, um pequeno número de metrópoles controlou um tão grande volume de poder político, económico e cultural; e os seus moradores parecem-se mais uns com os outros que com os seus compatriotas não citadinos. 
Durante séculos, filósofos e sociólogos, de Jean-Jacques Rousseau a Georg Simmel, alertaram-nos para a forma como a cidade tem influenciado a sociedade, as mentes e as sensibilidades.
Ou seja, a sociedade está sendo progressivamente conduzida para a situação de sermos “entregues” e “governados” por leggings, óculos de vidros negros quase opacos e iPhones em permanência de uso, incluindo a noite, debaixo do travesseiro.
---

---

QUANDO A NOTÍCIA PARECE ANEDOTA

---
---

CHAMADA DA MÃE PÁTRIA

---
---
Andaimes montados em volta da estátua “Chamada da Mãe Pátria”, a fim de ser restaurada,  em Volvogrado, na Rússia.
---
---

sexta-feira, 26 de julho de 2019

OS GRANDES VELEIROS

---
---

GOLAS?!!!? fFOI SÓ UM FUNDINHO

---
---

Ao ler esta notícia, lembrei-me de um episódio que passo a descrever. Quando trabalhava no hospital, um belo dia em que um dos colegas fazia anos, pelas 11 horas matinais, juntámo-nos num gabinete e abriu-se uma garrafa de espumante para o brinde indispensável. Eis senão quando, abre-se a porta e entra o Director do Serviço. Com as mãos atrás das costas e a barriga espetada, abanou a cabeça e disse só: Bonito!... Ao que um dos colegas, atrapalhado, respondeu: foi só um fundinho!... Tal e qual como a Protecção Civil com as golas: Golas?!!!... FOI SÓ UM FUNDINHO!!!...
---

TIRO E QUEDA

---
---
Primeiro tiro ― notícia  "Isto é brincar à Protecção Civil. Golas anti-fumo oferecidas às aldeias são inflamáveis". 
-
Ricochete: O ministro Eduardo Cabrita classificou a notícia como “irresponsável e alarmista”.
---
Segundo tiro
: O senhor ministro culpa os autarcas por fazerem o seu trabalho, fica incomodado com perguntas dos jornalistas, quando a irresponsabilidade do que aconteceu é entregar material inflamável a pessoas supostamente para as proteger” 

Terceiro tiro 
― e queda: o Governo gastou quase 200 mil euros numa manobra de marketing, quando esse dinheiro seria “muito melhor aplicado” dando meios aos bombeiros, que ainda têm verbas em atraso para receber.
---

HÁ GENTE ASSIM

---
---
Falava há dias de um pândego chamado Zapata que inventou uma "prancha voadora” cujo voo inaugural foi feito junto à Torre Eiffel. A “geringonça” tem muito pouca autonomia ― cerca de 10 minutos ― mas, mesmo assim, Zapata persistiu na tentativa de chegar à terra de Her Majesty, por etapas e aos bocadinhos, com apoio de uma ou mais embarcações.
Ontem partiu, apesar de proibido, mas nem chegou ao fim da primeira etapa. Acabou por ser pescado e salvo, mas ― acho eu ― jamais irá com aquela cangalhada até Inglaterra.

---

ACONTECE AOS MELHORES

---

---
---
---
---
(Com colaboração de António-Pedro Fonseca)
---
---