domingo, 21 de julho de 2019

PENSA LOGO EXISTE !

----
---
À primeira vista, a Lavatera cretica ― flor cujo nome em português não conheço, dada a minha condição de citadino ― é uma planta inteligentíssima, eventualmente mais que muitos exemplares do H. sapiens, entre os quais me incluo.
E, em conformidade com as condições atrás postadas, informo quem não sabe que a supra-citada planta, além de memória, tem discernimento para usar os factos nela registados. Como todas as plantas, ou quase todas, transforma compostos inorgânicos em orgânicos, necessários à sua sobrevivência, através da fotossíntese. Mas a espertalhona procura tirar o maior proveito da radiação solar e, como o sol aparentemente não está “quieto”, ela movimenta as suas folhas de maneira a acompanhá-lo ao longo do dia. Dir-me-á que isso todas, ou quase todas, fazem ― é verdade, mas ainda não acabei. É que a Lavatera crética, depois do Sol “se pôr", durante a noite, desloca as suas folhas em sentido contrário, de modo a poder desfrutar do Sol mal ele “nasça” no dia seguinte ― malandrice!... “Lembra-se” do sítio onde ele nasceu.
Já se tentou “enganá-la” em meios artificiais, mudando a hora do amanhecer, de supetão e sem a avisar. Mas ela regista e, no dia seguinte, muda o horário no seu disco rígido. Considero isto formidável ― a tipa pensa!!!!!


---

Sem comentários:

Enviar um comentário