sábado, 17 de agosto de 2019

------------------------------------FALTAM-NOS AS BARBATANAS---------------

------

---
A água, quimicamente, é constituída por moléculas que resultam da combinação ― para usar um termo comum ― de um átomo de oxigénio com dois átomos de hidrogénio:OH2. Nessas condições, podemos falar de água pura, água que existe apenas em poucos locais do planeta Terra e cuja quantidade é cerca de 25%. O resto da água, ou tem outros compostos dissolvidos ou em suspensão e distribui-se por oceanos, rios, locais subterrâneos, nuvens, seres vivos, rebabá. 


A água, à superfície, cobre 97,5% do planeta, sendo 95% água salgada e 2,75% água doce, totalizando muitos milhões de km3.
Nos seres humanos, a água corresponde, aproximadamente, a 70% da massa corporal ― o que é muitíssimo ―, água que está constantemente a ser renovada, ou seja, eliminada pelos rins, intestino, pulmões, pele e por aí fora, e substituída pela ingerida com a alimentação. Tal característica levou um sábio, cujo nome já não me lembra e a quem peço desculpa por isso, a dizer que o homem vive em água, mas não só ― vive em água corrente. Foi um grande bitaite este, acrescente-se.

---

Sem comentários:

Enviar um comentário