quinta-feira, 5 de agosto de 2010

CARROS DA HISTÓRIA PORTUGUESA

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. Mercedes 770 WO


8 cilindros, 7.655 cc de cilindrada, caixa de 4 velocidades mais marcha atrás, 7 lugares, peso - 3.980 kg, velocidade máxima - 150 km/hora.

Importado em Junho de 1938 em nome da Polícia de Vigilância e Defesa do Estado (PVDE), era blindado e tinha pneus e vidros à prova de bala. Igual a outro Mercedes adquirido para Salazar que, um ano antes, havia sofrido um atentado à bomba na Avenida Barbosa du Bocage, em Lisboa.
Custou 480 mil escudos e, no mesmo mês, entrou ao serviço do Presidente Óscar Carmona que pouco o usou. Os cerca de 10.000 km percorridos até hoje atestam a sua nula utilização.
Em Março de 1957, cessou o serviço na Presidência da República e, em Julho, foi vendido por 15 mil escudos ao industrial António do Nascimento de Carvalho para figurar no Museu de Automóveis Antigos em organização em Vila Nova de Famalicão.
Foram fabricados 119 exemplares deste modelo, 42 dos quais blindados, utilizados, entre outros, por Benito Mussolini, Joseph Stalin e o Imperador Hiroito do Japão.
Repare-se no comprimento do motor de 8 cilindros, no estribo (o VolksWagen foi dos últimos carros a ter tal preciosidade), e nos indicadores de mudança de direcção, ao lado do pára-brisas.
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