.
.
Hoje, Alegre foi a Santarém comer um almocinho de sopinha juliana, bifinhos com cogumelos, e laranjinha. Digo assim porque o diminutivo faz parte das normas da restauração. Nenhum restaurante serve almoços, bifes, ou laranja, já repararam? Pois Alegre comeu sopinha, bifinhos e laranjinha e fez um discursozinho. Disse Alegre algo de importante? Muito!...
Por exemplo, que há por aí uns tantos a “forçar à força a entrada do FMI em Portugal”. Não acreditava eu mas, se ele diz, é verdade. E mais!... Segundo a comunicação social, “Manuel Alegre desafiou Cavaco Silva a explicar aos portugueses o que significa a entrada do FMI”. Acho boa ideia. Alegre não pode fazê-lo porque não tem instrução para isso, calculo eu; mas conta com a solidariedade do concorrente e desafia-o para dar uma ajuda: afinal, é professor de Finanças e economista e ficamos todos mais esclarecidos. Se for preciso pôr algum texto em verso, então Alegre está lá. Cada macaco no seu galho. Por exemplo, Defensor (de?) Moura é especialista em controlo de tráfego aéreo e foi Chefe de Turno da Torre de Controlo do Aeroporto de Luanda. O galho de Defensor (de?) Moura é outro e, se for necessário explicar porque reina o caos no espaço lusitano, é ele o desafiado por Alegre. E assim por aí adiante. Especialização, meus amigos. É desta forma que se regem as grandes nações.
Dir-me-ão que o Dr. Mário Soares foi o estadista extraordinário que todos conhecemos e não tinha nenhuma especialização. E-R-R-A-D-O! O Dr. Mário Soares era - e é - especialista em ideias vagas; ou seja, em coisas que não se palpam, não se vêem, mas se sentem ao fim de semana, porque é quando a gente tem tempo para se coçar, comer umas almoçaradas – o Dr. Soares não come almocinhos como Alegre – e filosofar, aí está. Aliás, vou mais para o lado de que este torrão lusitano tem sido governado, predominantemente, por especialistas em ideias vagas. Daí o trajecto meteórico do País. Tão meteórico que só abrandará quando a Senhora Merckel decidir implantar cá o FMI. Até eles vão ficar agoniados com tanto meteorismo!
.
Sem comentários:
Enviar um comentário