domingo, 9 de janeiro de 2011

DENNIS HOPPER, WARHOL, E OUTROS CHANFRADOS

.
.
Estas são cenas com piada do filme “Easy Rider”, com Jack Nicholson muito novinho, Peter Fonda e Dennis Hopper (o dos grandes bigodes).

E porque aparecem eles aqui neste filme? Porque depois de amanhã, e depois (11 e 12 de Janeiro), vai realizar-se um leilão na Christie’s e o quadro reproduzido em baixo, retrato de Mao Tsé Tung, ou Mao Zedong, ou outra cangalhada parecida, da autoria de Andy Warhol, vai ser vendido nesse leilão.

E daí, perguntar-se-á? Daí que o quadro tem dois buracos, assinalados com círculos, um no olho esquerdo do bandido e outro ao lado da bochecha direita, que foram feitos por dois tiros disparados por Dennis Hopper. E Warhol não se zangou. Inclusivamente, incluiu o nome de Hopper como colaborador na execução do quadro. Pessoal da pesada!...

A começar por Warhol, com uma vida de coisas surrealistas. Em 1968, uma alucinada chamada Valerie Solanas, fundadora e único membro da SCUM (Society for Cutting Up Men, ou Sociedade para Eliminar os Homens!), entrou no estúdio de Warhol e disparou três tiros sobre ele. Foi operado e sobreviveu. Mas, em 1987, foi operado à vesícula, a operação correu bem, e no dia seguinte morreu.

Robert Hughes, crítico da arte e cronista da “Time”, escreveu sobre ele: Warhol foi uma das pessoas mais chatas que conheci, pois era do tipo que não tinha nada a dizer. A sua obra também não me toca. Até produziu coisas relevantes no começo dos anos 60. Mas, no geral, não tenho dúvidas de que é a reputação mais ridiculamente super-estimada do século XX..


.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário