segunda-feira, 19 de julho de 2010

PERIGO AMARELO/CINZA

A China ultrapassou os Estados Unidos no consumo de energia, segundo a Agência Internacional de Energia. Num ano, consumiu o equivalente a 2.252 milhões de toneladas de petróleo, 4% mais que os EU (2.170 milhões). Tais dados mostram que a China foi muito menos afectada pela crise actual e traduzem o crescimento brutal da economia, de dois dígitos percentuais por ano. Basta referir que o consumo de energia há 10 anos era cerca de metade.
O novo cenário energético vem modificar os mercados, seja de petróleo, gás ou carvão. De exportadora de petróleo e carvão, a China passou a importadora, empurrando os preços para cima.
Por outro lado, como utiliza intensamente carvão - a fonte mais poluente -, desde 2007 que emite mais CO2 que os EU e todas as outras nações industrializadas. Per capita, os EU ainda são os maiores consumidores de energia e só dificilmente serão ultrapassados pelos chineses nos anos mais próximos. Mas tal será um facto se a diferença de crescimento continuar no mesmo ritmo.
Nos 20 anos que se seguem, a China vai precisar de investir 4 mil biliões de dólares na produção de energia, para sustentar a economia. È provável que nos próximos 15 anos aumente a capacidade de produção energética em mil gigawatts, o equivalente à capacidade actual dos americanos, diz Fatih Birol, economista-chefe da Agência Internacional de Energia.
O perigo amarelo com cara cinzenta do fumo do carvão vem aí!

Sem comentários:

Enviar um comentário