sexta-feira, 23 de julho de 2010

ESTRELA R136a1 - SUPERSTAR


Um investigador da Universidade de Sheffield, através do grande telescópio do Observatório Europeu do Sul, descobriu a maior estrela conhecida, verdadeiro gigante astronómico, com massa 265 vezes maior que o Sol e intensidade luminosa 10 milhões de vezes superior! Para quem trabalha nisto, e para quem está interessado em saber, é a R136a1 e pertence ao cluster R136a.
Segundo o investigador, as estrelas, ao contrário dos homens, nascem com maior peso que quando são mais velhas. Se considerarmos a idade desta, cerca de um milhão de anos, estima-se que terá já perdido 1/5 da massa; isto é, já teve qualquer coisa como 320 vezes a massa do Sol.
Dada a “curta” vida destas gigantes, é difícil para os astrónomos saber como se formam. Ou nascem assim, ou resultam da fusão de outras, mas tal é pura especulação.
Se estivesse no lugar do Sol, não havia vida na Terra, dada a intensidade de radiação que esta recebia. Bom mesmo é que se mantenha lá onde está. E alguém imagina uma luminosidade 10 milhões de vezes superior à do Sol?
.

Sem comentários:

Enviar um comentário