quarta-feira, 20 de setembro de 2017

FOGO DESCONTROLADO

........

...
A capacidade de controlo do fogo constituiu uma mudança dramática nos hábitos dos primeiros seres humanos. Fazer fogo para gerar calor e luz tornou possível cozinhar e aumentar a variedade e disponibilidade de nutrientes. O calor produzido ajudou o homem a manter-se aquecido, permitindo-lhe sobreviver em climas mais frios. Também manteve predadores nocturnos afastados. Evidência de comida cozida foi encontrada a partir de 1,9 milhões de anos atrás, embora o fogo provavelmente não fosse utilizado de forma controlada antes de há um milhão.
As evidências tornam-se generalizadas há cerca de 50 a 100 mil anos, sugerindo o uso regular a partir deste momento. Curiosamente, a resistência à poluição atmosférica começou a evoluir nas populações humanas na mesma época. O uso do fogo tornou-se progressivamente mais sofisticado, com a utilização para produzir carvão e controlar a vida selvagem há dezenas de milhares de anos.
Existem inúmeras aplicações modernas do fogo. Em sentido amplo, é usado por quase todo o ser humano na terra, em ambiente controlado, todos os dias. Os utilizadores de veículos de combustão interna  empregam fogo cada vez que os usam e as centrais termo-eléctricas fornecem electricidade  a enorme percentagem da humanidade para mil e uma coisas.
O fogo descontrolado é o drama que conhecemos e está documentado no vídeo em cima.
...

Sem comentários:

Enviar um comentário