sexta-feira, 29 de setembro de 2017

SOMOS INGRATOS

...
...
...
O nosso planeta tem cerca de 4,54 milhares de milhões de anos. No princípio era só massa bruta, ou seja, matéria mineral. Em dado momento, surgiram as primeiras formas de vida, provavelmente muito simples, tipo bactérias ou coisa parecida. E como se pode saber quando isso aconteceu? A criatividade humana faz coisas que não lembram ao careca!
Como se sabe, o carbono, elemento omnipresente nos seres vivos, tem isótopos que diferem entre si pelo número de neutrões que têm no núcleo, sendo o de protões e electrões igual — são os isótopos do carbono. Acontece que na vida predomina o isótopo 12, enquanto na massa bruta, mineral, predomina o 13. Então, encontrar isótopo 12 em rochas, significa que essas rochas se formaram quando o carbono 12 já existia, sendo 
— pelo menos — contemporâneo dessa formação.
Desta forma, já foi encontrado carbono 12 em rochas com 3,8 milhares de milhões de anos no Quebeque e 4,1 milhares de milhões na Austrália.
Resumindo, podemos dizer que temos um planeta bem nosso amigo — mal se formou, começou logo a gerar vida. Merecia que o tratássemos melhor!
...

Sem comentários:

Enviar um comentário