quarta-feira, 25 de outubro de 2017

A HISTÓRIA DE SHANIDAR 1

.
.
Shanidar 1 era nosso antepassado — pelo menos parcialmente. Shanidar 1 era um Homem de Neandertal que viveu há 50.000 anos. Habitava um ecossistema perigoso, onde animais carnívoros, como leões e tigres, chamavam um figo a ele e aos seus contemporâneos. Para sobreviver exigia-se boa vista, ouvido apurado, rapidez de movimentos, especialmente para fugir, e mãos rápidas para a defesa.
Mas Shanidar 1 era surdo, era cego, o seu membro superior direito não tinha antebraço nem mão, e Shanidar 1 claudicava muito ao andar. Contudo, Shanidar 1 viveu até aos 40 anos, o que em termos actuais de esperança de vida corresponde a 80.
Os antropólogos consideram que tal só foi possível porque o homem teve ajuda solidária dos seus pares. As lesões sofridas no corpo, dedutíveis pelas sequelas esqueléticas encontradas agora, só seriam compatíveis com tão longa sobrevivência se tivesse ajuda de alguém que cuidasse dele.
Os neandertais, conclui-se assim, não eram tão primários como muitos de nós pensarão. Não tinham Serviço Nacional de Saúde, Assistência Social, Caixa Geral de Aposentações, lares para a terceira idade e rebabá, mas já havia espírito de entreajuda, caridade, solidariedade social, ou o que quiserem chamar-lhe — "a face iluminada" da Humanidade.
Perguntar-se-á como é possível saber que Shanidar 1 era cego, ou surdo, ou claudicava, e por aí fora, a partir do esqueleto. É possível e isso está explicado no artigo que pode ler, na íntegra, aqui.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário