terça-feira, 31 de outubro de 2017

TEORIA DA FELICIDADE

.

Em 1922, Einstein estava em Tóquio para fazer uma conferência, pouco tempo depois de saber que tinha ganho o Prémio Nobel, quando um groom do Imperial Hotel Tokyo, onde se instalou, lhe levou ao quarto um telegrama ou coisa parecida.
Einstein procurou nos bolsos uma moeda para dar de gorjeta, mas não encontrou. Pegou então em dois papeis e escreveu, em alemão, no primeiro: "Uma vida calma e modesta traz mais felicidade que a procura do sucesso e constante intranquilidade". No outro papel escreveu: "Onde há vontade, há um caminho". Depois disse ao rapaz que aquelas notas podiam vir a ter mais valor que uma gorjeta banal.
Os papeis 
 agora conhecidos por "Teoria da Felicidade" —  foram vendidos na semana passada, pela Winner´s Auctions and Exhibition: o primeiro, por 1,56 milhões de dólares e, o segundo, por 250 mil. Não restam dúvidas que a teoria de Einstein — também esta — estava certa: os papeis valiam mais que uma gorjeta vulgar! Só que quem os vendeu não foi o groom japonês, que provavelmente já faleceu, mas um seu neto. De qualquer maneira, terá ficado na família, na forma de generosa herança.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário