segunda-feira, 2 de outubro de 2017

ENTIDADE REGULADORA DA BOSTA DE VACA / BOI

...

O problema do aquecimento global da Terra,alegadamente produzido pela actividade humana, é motivo de alguma controvérsia entre os que defendem ser devido à produção industrial de gases com efeito estufa, que deixam entrar o calor na atmosfera terrestre e não o deixam sair, e os que o consideram um fenómeno natural, provavelmente cíclico e independente do que o homem faz ou não.
Quem sou eu para ter voto em tal discussão, quando o meu horizonte de observação se resume à rua onde moro? Mas, curiosidade tenho e sigo os debates com interesse quase igual ao dos jogos de futebol na TV e aos discursos declamados de Jerónimo de Sousa sobre o Povo Unido que jamais será vencido. É que, por vezes — nesta coisa do efeito estufa — surgem novas quase tão interessantes como a da fuga dos chatos para o Egipto.
Imaginem que uma revista com o prestígio científico internacional da "Carbon Balance and Managment" nos vem agora dizer que alguns dos factores que estão a contribuir grandemente para o aquecimento do planeta são — e peço desculpa pela linguagem bocagiana vernácula — os arrotos, os peidos e a bosta das vacas, sendo omissa no que respeita aos bois, omissão que configura grave segregação de género, punível pela Lei Portuguesa.
Pois o metano, o mais simples dos hidrocarbonetos, constituído apenas por um átomo de carbono e quatro de hidrogénio, forma-se na digestão do gado ruminante que o expele sob a forma de arrotos, flatos e fezes.
O problema afigura-se de difícil solução porque, se as duas primeiras formas são facilmente anuladas com uma, ou muitas, rolhas, já a última exigirá instalação de redes de drenagem fecal, a partir do orifício anal dos ruminantes, para um depósito central rigorosamente estanque e gerido pela Entidade Reguladora da Bosta de Vaca/Boi (ERBV/B).

...

Sem comentários:

Enviar um comentário