sexta-feira, 7 de abril de 2017

MAIS REDONDO QUE BOLA DE CRISTAL

.
Jorge Sampaio encomendou a biografia ao jornalista José Pedro Castanheira e hoje, ou ontem — não sei quando nem me interessa saber —, fez a apresentação do segundo volume (quantos serão no total?...) na Fundação Calouste Gulbenkian e botou discurso.
E que disse Sampaio? Alguma coisa de interesse? Claro!... Por exemplo, disse, e ficamos por isso a saber, que é "um homem inquieto". A gente percebe — a maioria de nós, no lugar de Sampaio, também estava inquieta.
Mas Sampaio fez questão de explicar a inquietude e explicou: quando olha para trás, para a sua longa vida pública, "o que emerge não são feitos passados, mas a preocupação com o futuro". Depois desta, percebe-se porque Sampaio pediu ao jornalista para lhe escrever as memórias — ou a trapalhada mental de que sempre foi proprietário tem medrado com a idade, ou está a explicar-nos que as borradas que fez no passado foram ditadas pela preocupação com o futuro, que continua a ter no presente, pois "assume" que é um homem inquieto. E um caçador tinha um cão e o pai do caçador era também a mãe do cão. 
Décimo oitavo Presidente da República Portuguesa? É verdade!!!...... Deus nos valha!...
.

Sem comentários:

Enviar um comentário