quarta-feira, 3 de maio de 2017

CADA COR SEU PALADAR

.


Gosta de comer? Aprecia bons petiscos? Faz bem! E já pensou porque gosta tanto de doces e a sua amiga Ifigénia prefere "salgadinhos",  com presunto, chouriço, muito sal, pimenta, piri-piri e outras coisas de deixar a boca em chamas e a ligar para os bombeiros? Pensou?!... Não pensou nada; nem percebe a Ifigénia!
Vou tentar explicar. O chamado "gosto" relacionado com alimentos é condicionado pelo paladar, sobretudo, e pelo olfacto também, embora em menor escala, passe a expressão.
O olfacto depende de mais de 400 tipos de receptores de "cheiros", no epitélio do nariz. O paladar é apreciado por papilas gustativas da mucosa da boca, com receptores  para o doce, o salgado, o ácido, o amargo e mais umas trapalhadas. Da combinação da informação gerada nestes receptores todos, chega ao nosso encéfalo um "pacote" que ele "aprecia" — por razões que a razão desconhece, ou não conhece muito bem e têm a ver com várias coisas, nomeadamente hábitos criados na infância, cultura, snobismo até, uns encéfalos gostam de umas coisas e outros gostam de outras. É a vida!
Mas uma coisa é certa: a informação gerada nos receptores olfactivos e nos gustativos e a sua apreciação no sistema nervoso central, são condicionadas por factores genéticos — talvez não exclusivamente, mas em grande parte. Logo você gosta muito dessa coisa dos salgadinhos, de marisco, ou de presunto, porque isso está escrito nos seus cromossomas. É verdade! E eu gosto de doces pela mesma e singela razão, o que me absolve.
Em princípio, pode investigar-se por análise genética os gostos alimentares de cada um — em princípio!... E digo em princípio porque a genética não sabe se você é um snob que come ostras para "armar ao cágados", ou sushi para parecer cidadão do mundo.
Nunca fiz a análise genética do meu gosto culinário, mas tenho a certeza que estão lá os genes todos do guloso. Não deve faltar nenhum, com o que me dou muito bem. Mas, se quiser conhecer os seus gostos genéticos puros, para não contrariar a Natureza, envie uma amostra de ADN para o Monell Chemical Senses Center, em Filadélfia, e diga que vai da parte d'O Dolicocéfalo. Vai ver que é bem atendido(a). O Dolicocéfalo é muito conhecido lá na rua deles.
 .

Sem comentários:

Enviar um comentário