terça-feira, 28 de dezembro de 2010

OS SIGNOS DE ZODÍACO

.
.
Os nascidos em Dezembro, são do signo Sagitário ou Capricórnio e um estudo realizado em França por Julien Grenet, investigador da Escola de Economia de Paris, mostra que durante toda a vida activa ganham 1,5% menos que os nascidos em Janeiro, ou seja, menos 12.000 euros numa carreira completa de 42 anos a ganhar a média de 1580 euros líquidos mensais. E porquê tal facto? Naturalmente, não tem nada a ver com signos, mas com a maturidade quando iniciam a vida escolar, dependente dos 11 meses de diferença de idade, importante nessa fase do desenvolvimento. Pesa a diferença quase tanto como o facto de os alunos serem filhos de operários ou de quadros, um dos factores mais importantes nos resultados escolares.

34% dos sagitários e capricórnios repetem um ou mais anos na primária, enquanto só 17% dos nascidos em Janeiro o fazem; e a experiência mostra que os repetentes seguem mais frequentemente cursos técnicos. Das crianças nascidas em Dezembro de 1986, 55,2% seguiram carreiras profissionais técnicas, enquanto 58,3% dos nascidos em Janeiro daquele ano acederam à universidade. E 33,5% dos diplomados por escolas técnicas nasceram em Dezembro, em oposição a 31% dos nascidos em Janeiro.

Isto lê-se no “Le Monde” de hoje e dá que pensar. A alternativa será, eventualmente, transferir a admissão no ensino aos nascidos no fim do ano civil para o ano seguinte, correndo o risco de criar nova desigualdade, desta vez ao contrário, digo eu, uma vez que parece impensável criar dois períodos de admissão, pelo menos, na escolaridade.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário