quinta-feira, 7 de julho de 2011

'LUX IN ARCANA' - O ARQUIVO SECRETO DO VATICANO

.
.
Em Fevereiro do próximo ano, o Vaticano vai abrir uma exposição no Museu Capitolino de Roma chamada “Lux in Arcana – O Arquivo Secreto do Vaticano Revela-se”: acontecimento prometedor porque correm imensas teorias sobre o que se “esconde” em tal arquivo secreto.  É uma imensa colecção de documentos alinhados ao longo de 85 quilómetros de estantes, com matérias as mais diversas. Mas não alimentemos ilusões: só vão ser exibidos alguns.
De acordo com o anúncio oficial, estarão expostos documentos relacionados com a II Guerra Mundial, matéria que é objecto de controvérsia devido ao  silêncio de Pio XII durante o conflito, segundo alguns; uma carta escrita em casca de árvore, enviada por índios americanos a Leão XIII; e o registo das experiências científicas de Galileu. É pouco para quem tem curiosidade impaciente sobre o que lá há, mas já não é mau.
Não se sabe o que sairá sobre Galileu, umas das vítimas da Inquisição pela sua teoria sobre o heliocentrismo, como se sabe. Os problemas de Galileu começaram depois da publicação do livro Sidereus Nuncios (O Mensageiro das Estrelas), onde descrevia a sua visão do mundo astronómico: não só a teoria heliocêntrica, como os satélites de Júpiter, as montanhas e crateras da Lua, as manchas solares e outras novidades consideradas exotéricas na época.
Passou-se isso em 1610. A morte de Galileu viria em 1642, em Florença. No decorrer dos séculos, a Igreja Católica foi revendo a sua posição sobre o cientista. Em 1846 são removidas do Index as obras que apoiam o sistema coperniciano do Universo; e, em 1983, finalmente, Galileu é absolvido – não da formulação da teoria heliocêntrica, porque nunca foi processado por ela, mas de uma série de absurdos que lhe deram cabo da vida. Agora, o Vaticano põe em exposição registos das suas investigações científicas, iniciativa tardia mas ainda assim notável.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário