segunda-feira, 4 de julho de 2011

A TERRA DO TIO SAM

.
Metade dos americanos acreditam em fantasmas, três quartos em anjos, um terço em astrologia, três quartos no Inferno, e 40% que o universo começou depois da domesticação do cão. O conjunto de crenças é diverso, engloba matérias de natureza bastante diferente, mas revela um estado mental colectivo surpreendentemente inesperado numa nação com a produção cultural e o sucesso económico dos Estados Unidos. Como se compatibilizam as duas coisas? Confesso que não sei, mas suspeito. A maioria da população é boa gente, trabalhadora, cultora de valores, e com elevado sentido de cidadania, penso eu; mas falando bem e depressa, massa bruta. Depois há a elite intelectual, de primeira água, parte da qual é importada: intelectuais atraídos pelas condições materiais do trabalho nas artes e nas ciências.
Não há qualquer interacção de conflito desta minoria com a maioria referida antes - pelo contrário, o respeito mútuo é a regra pois o estatuto da intelectualidade não representa a nata social, constituída pela elite económica.
Empreendedorismo económico, capacidade intelectual e mão de obra eficiente fazem o sucesso.  Mas, dos factores desse sucesso, boa parte é uma lástima!
.

Sem comentários:

Enviar um comentário