quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

OS GRANDES VELEIROS

.
.

A FOTOGRAFIA

.
..

Mãe e filha em Punakha, Reino do Butão,
in 
.

O BATERISTA SEM CABEÇA . . .

..
.
. . . OU O ABSURDO ELEVADO À DÉCIMA-QUINTA POTÊNCIA.
.

EMPRESAS DE VÃO DE ESCADA

.

A Boeing vendeu 763 aviões comerciais em 2017, dos quais 209 no quarto trimestre do ano. Mas em 2018, tem encomendas para vender entre 810 e 815.
A companhia vale cerca de 213 mil milhões de dólares e as suas acções subiram 120% no ano passado.
Uma pequena empresa?
Não!...
Uma micro-empresa de vão de escada.

..

PONTO DE VISTA

.
.

Ó LUA QUE VAIS TÃO ALTA . . . REDONDA COMO UM TAMANCO . . .

.
.
Hoje há Super-Lua (Lua-Cheia no Perigeu), Lua Azul (2ª Lua-Cheia no mesmo mês) e Eclipse Lunar nalgumas áreas da Terra.
Uma fartura!
.

"HOMO SAPIENS" NÃO É BURRO . . .

.
.
Falamos em tempos da entrada da sonda Cassini na atmosfera de Saturno e da sua destruição pelo atrito com a atmosfera do planeta que a "queimou". Os 
gazes podem produzir elevadíssimas temperaturas em objectos em movimento a grande velocidade no seu seio. Sendo assim, porque não se incendeiam as naves espaciais quando voltam à Terra, como os veículos das missões Apolo, ou as naves que trazem os tripulantes da Estação Espacial Internacional de volta? Se qualquer desses transportes entrasse na atmosfera terrestre directamente e na vertical, era certo que seria incinerado, o que é impensável com seres humanos lá dentro. 
Então, há formas engenhosas de evitar isso. Não vou explicar com muito detalhe a quem não sabe — até porque o conhecimento que tenho é mais que superficial — mas, em resumo, a técnica consiste em abordar a atmosfera terrestre com um ângulo "fechado", de modo a viajar em "ares mais frescos" enquanto as naves desaceleram, com menor atrito em órbita helicoidal. Assim se consegue chegar ao solo com muito menos aquecimento pelo atrito e com os passageiros em boa forma física.
.

VÍDEOS DA NASA QUE "TÊM DIAS" ! . . .

.


Nota - Estes vídeos da NASA, que não têm nada que ver com o publicado em cima, "têm dias"; ou seja umas vezes têm, outras não. Ninguém é perfeito. Nem a NASA, nem eu!
Mas são interessantes de qualquer forma e têm legendas em inglês [CC]. Nos intervalos, mostra imagens que penso serem da Terra vista da Estação Espacial Internacional.
.

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

LIN FENGMIAN

,
.

OS PILHA-GALINHAS

.

O Ministério Público acusou José Conde Rodrigues e José Magalhães, ambos ex-secretários de Estado do governo de José Sócrates, pela prática de crimes de peculato, por terem utilizado cartões de crédito atribuídos para fins públicos em benefício próprio. Os ex-governantes terão feito gastos de 14 mil euros e 400 euros, respectivamente, em livros e revistas. Enquanto Conde Rodrigues gastou esse dinheiro em 700 livros e revistas jurídicas, os gastos de José Magalhães foram em 30 publicações sociais e revistas sobre ioga, avança a TVI24, citando a Procuradoria Distrital de Lisboa.
Não terão também comprado castanhas com os cartões?
.

AS BODAS DE FÍGARO (EXCERTO)

.

SER BENFIQUISTA

..


Benfiquista não gosta de aldrabões
.
.

O TIRO NO PÉ

Um documento do Governo Britânico sobre cenários pós-Brexit, supostamente secreto, seria apresentado aos ministros esta semana. Agora, não precisam de esperar: podem lê-lo hoje nos jornais!E que diz o papel?
Se a soi disant Grã-Bretanha conseguir sair, mesmo com um bom acordo com a FTA (Free-Trade Area?), o crescimento nos próximos 15 anos será 5% mais baixo do que se permanecesse na UE. Se não conseguir o acordo referido e permanecer nos termos da World Trade Organisation (WTO), no mesmo período o crescimento reduzirá 8%.
Importa realçar que o papel da autoria do Governo está de acordo com as estimativas feitas por várias entidades independentes. O facto não é a morte do artista, naturalmente, nem a falência da ilha. Mas que é um tiro no pé, não há hoje qualquer dúvida, nem para o esgrouviado Boris Johnson.
.

OS MONSTROS DO MAR

. 
.
Porta-contentores com bandeira de Malta, construído em 2015, 400 metros de comprimento, 59 metros de boca, tonelagem bruta 195.636.
.


.

VIVEMOS UMA ERA PRÉ-DILUVIANA

.




Depois disto vem o Dilúvio 


segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

OS GRANDES VELEIROS

.
.

A ASTRONOMIA NA ARTE OU A ARTE NA ASTRONOMIA

.
.

OLHA O ESQUIMÓ FRESQUINHO !

.
.
O avião do Presidente Americano, Air Force One, tem cinco frigoríficos enormes, mas vai agora ser equipado com mais dois novos que custam a módica quantia de 24 milhões de dólares. Os americanos não querem que falte nada a Trump, incluindo um "Esquimó" fresquinho!

...

TRIPOLI 2004

.
.

MORRA O JORNALISMO DE SARJETA

.
Não sou, claramente — nem clara, nem obscuramente —, um entusiasta deste Governo que, pela Graça de Deus, está no timão da Pátria. Tem feito coisas "assim, assim", algumas burrices e muita jericada. No meio daquela cangalhada, sobressai Centeno, também conhecido por Zé Colmeia. Sabe levar a água ao seu moinho e é bem visto na Europa, coisa que não acontece com outros pares, incluindo o Costa do Castelo. Se alguém merece ser poupado no meio de tanta desgraça, v.g. o Ministro do Ambiente mais a sua voz de altifalante de feira, o da Defesa, o homem invisível da Cultura e por aí fora, Zé Colmeia, perdão, Centeno é um deles.
Acho por isso descabido o ataque que lhe é feito a propósito do pedido de uns bilhetes rascas para ir à bola. É preciso fazer jornalismo abaixo de cão para ir por aí. Pode concluir-se que não encontraram mais nada a censurar em Zé Colmeia o que representa um louvor à personalidade. Temos o que merecemos, a começar por muitos jornalistas. Morra o Dantas! Morra! PIM!
.

TRIPOLI 2004


.

HAPPY BIRTHDAY

.
.
Oprah Winfrey faz hoje 64 aninhos
.

NESTE DIA

.

Em 1886, Karl Benz registou a patente do primeiro automóvel.
Patente número 37435.
....

IMAGENS PARA LIMPAR O OLHAR

. 

Exército do Rei Carlos I (Inglaterra, 1649)
.

Festividades pré-Carnaval em Veneza
.

Academia de Dança de Pequim na celebração do Ano Novo Chinês
 ...

VEM AÍ "SHIT"

.

Segundo diz quem sabe, May e Merkel tiveram uma reunião em Davos para falar sobre o futuro da relações UK-EU após o Brexit, matéria que anda a enervar o Reino Unido. É tradicional os ingleses tomarem primeiro as decisões e só depois avaliarem as consequências, habitualmente puxando a brasa à sua sardinha em conversações subsequentes.
Desta vez a conversa já começou antes da saída e está complicada. Na reunião referida atrás, Merkel perguntou a May que tipo de relação quer o Reino Unido manter com a União Europeia depois do Brexit. May terá dito "Façam-nos um proposta", ao que Merkel respondeu: "Mas vocês é que estão a sair; nós não temos de fazer proposta nenhuma. Digam o que querem". E May fechou a conversa dizendo: "Façam-nos uma proposta"; ou seja, May e o Reino Unido não sabem o que querem, o que já se tinha percebido há muito tempo. Mas, se for preciso fazer uma borrada, a EU pode contar com isso. Com os ingleses é normal.

.
.

ESTORNINHOS DE VOLTA

.
.
Ainda há dois dias falávamos de estorninhos e já estamos com eles outra vez. À volta do quartel dos bombeiros de Winchester, no Hampshire, há uma imensa plantação de árvores onde os estorninhos, às centenas, se não milhares, dormem e repousam. Até aqui, tudo bem.
A partir daqui vem o problema — os estorninhos cagam nos automóveis dos bombeiros — de serviço e particulares —, nas ambulâncias, nas bicicletas, nas motas, nas scooters, nas trotinetas, nos patins, nos skates, quando não nos capacetes dos próprios bombeiros. Além da porcaria que é, há que ter em conta a falta de respeito e a mão de obra exigida para limpar tanta trampa.
Assim, a autoridade municipal mandou cortar uma tantas coníferas em volta do quartel para pôr termo àquela chuva de dejecções, o que está muito bem mandado.
Mas...; há sempre um MAS! Os conservacionistas estão indignados com a "razia". Eu, se não fosse bombeiro, também estaria. Mas, se fosse, instalava uns toldos por cima do parque automóvel e despejava semanalmente os toldos na casa dos conservacionistas para o jantar e para serem lavados.

.

domingo, 28 de janeiro de 2018

PAUL CÉZANNE

.
.

DAVOS EM RESUMO

.
.

UM PEIXE PEDESTRE

.
.
Suspeito que já uma vez apresentei aqui este janota, ou um primo dele. É o Thymichthys politus, que não sei se tem nome português mas a que os anglo-saxónicos chamam Red Handfish, qualquer coisa como Peixe Vermelho com Mãos, ou pessegada semelhante.
O fulano, além de caricato, tem a particularidade de ser um peixe que não sabe nadar!!! Caminha pelo fundo do oceano, como nós caminhamos na Rua do Alecrim. Só lhe falta uma bengala.
.

SCHOPENHAUER: UMA VISÃO PESSIMISTA

.
.
[...] Schopenhauer notabiliza-se pela defesa da futilidade do desejo. Que conseguir o que se quer não nos faz felizes, não o surpreendia. Por outro lado, não conseguir é igualmente mau. Para Schopenhauer, estamos mal se sim e se não. Se conseguimos, o objectivo acaba. Ficamos sem projecto e vazios. A vida precisa de sentido: desejos projectos, fins que ainda não foram atingidos. E, contudo, isto também é fatal. Porque procurar o que não se tem é sofrer. E porque encontrar o meio de preencher o vazio de não ter é condenar-se à miséria. A vida balança como um pêndulo, para lá e para cá, entre a dor e o tédio; e estes dois são os seus principais constituintes. [...]
.
A prosa citada em cima é uma tradução "rasca" (minha, naturalmente) de um excerto do texto de Kieran Setiva, professora de Filosofia no Massachusetts Institute of Technology e autora do livro Midlife: A Philosophical Guide
.

INGVAR KAMPRAD

.
.
Com 91 anos, morreu ontem Ingvar Kamprad, dono da IKEA que fundou aos 17 anos!
.

DE ENTRAR EM APNEIA !

.
.

A NATUREZA NÃO ESTÁ BEM !

.
.
O Século XV foi a idade de ouro da pintura, mas os amarelos e vermelhos de milhares de obras clássicas estão a morrer, atacados por reacções químicas que transformam os pigmentos em sabão. Pinturas de Vermeer, Van Gogh, Turner e Rembrandt, entre outras, estão ameaçadas. Cerca de 70% das obras expostas na National Gallery de Londres esperam a saponificação.
As reacções químicas no óleo das pinturas continuam mesmo depois de secas e processam-se entre o óleo usado como base das tintas e os metais dos pigmentos, chumbo e zinco em particular.
A Natureza é assim mesmo: não distingue um graffiti do MRPP (Movimento Revolucionário dos Pintores de Paredes de Arnaldo Matos, Grande Educador do Proletariado) e a "Lição de Anatomia" de Rembrandt.
Não está bem!
 .

MADONA

.
.

GLÓRIA AOS VENCEDORES, HONRA AOS VENCIDOS

.
.
Roger Federer, 36 anos, venceu o seu 20º Grand Slam Singles no Australia Open. Notável feito no Ténis e no desporto em geral. Federer é como o vinho do Porto — quanto mais velho...!
.

FURY AND FIRE

.
.
Lava do vulcão Mayon vista na cidade de 
 Legaspy, Filipinas, em 25 de Janeiro de 2018.

.
Coluna de cinzas lançada pela erupção do vulcão Mayon a Sudeste de Manila, 
Filipinas, em 22 de Janeiro de 2018.



Palavras para quê ? ! ! ! . . .
.

sábado, 27 de janeiro de 2018

OS GRANDES VELEIROS

..
.

QUE ALÍVIO !

.
.
Esta rua de Lisboa está habitualmente "entupida" com "estacionamento selvagem" de viaturas por todo o lado, incluindo o eixo da via, o que dificulta a passagem e até a impede a pesados. Em dois dias, a Polícia Municipal rebocou e levou um ou dois automóveis assim estacionados e foi como a Graça de Deus! Enquanto houver lembrança da operação policial, é um alívio.