quinta-feira, 16 de maio de 2019

PONTO DE VISTA

---
---
O site SAPO.PT inclui hoje uma entrevista com o escritor e jornalista Jürgen Kaube, autor de vários livros sobre matéria científica, incluindo a evolução do homem. 
Colocado perante a questão da nossa sobrevivência, considerando que somos mais de sete mil milhões de almas, Kaube não hesita: Mas vamos sobreviver. Acontecerá algum tipo de mudança. Uma parte será tecnológica. Já produzimos imensa comida a partir de quase nada. Temos a hipótese da engenharia genética. Essas são partes da solução. Mas eu diria que a redução da mobilidade também é importante. Não creio que haja uma única solução para o planeta. Temos de reduzir certas coisas.
E acrescenta mais adiante, sobre a mobilidade: Repare: é interessante que tenhamos a urbanização como uma tendência global. Mega-cidades. Também temos a Internet, que deveria diminuir a necessidade de viver numa grande cidade. Não precisamos de nos deslocar como o fazemos actualmente.
Sobre a linguagem: Pois é, a linguagem é uma tecnologia tão boa para comunicar! A possibilidade de mentir, por exemplo. Ter um conceito abstracto. Na Idade do Gelo havia sinais para indicar um leão ou uma águia, ou uma cobra. Mas são apenas sinais de que o animal está lá. Não conseguem falar de um leão que não está presente. Porque se se consegue falar de um leão que não está lá, também se consegue enganar.
---

Sem comentários:

Enviar um comentário