domingo, 23 de junho de 2019

"GANDA" JENNER

---
...
A varíola foi uma das doenças que mais matou na espécie humana, antes da descoberta da vacina anti-variólica por Edward Jenner. Há duas formas de varíola, a bovina e a humana. Enquanto a primeira é relativamente benigna ― mesmo para o homem ―, a segunda é mortal na maioria dos casos. Felizmente, hoje é considerada extinta, graças a Jenner, cujo espírito de observação já salvou milhões de vidas. A história é curta.
Jenner ― qualquer coisa como aprendiz de cirurgião ou parecido ― constatou que o pessoal a trabalhar com leite e vacas leiteiras quase não tinha varíola ― ou tinha formas benignas. Passou-lhe pela cabeça inocular material infectado com o vírus da forma bovina em pessoas, para ver o que acontecia. E, Deus o abençoe, confirmou-se a suspeita: todos os inoculados (vacinados, sabemos agora) não contraíram varíola humana ou, se contraíram, foram formas atenuadas que não davam para morrer. Assim se erradicou uma doença para que não havia pachorra.
Na imagem em cima vê-se Jenner a colher material infectado de uma vaca doente para inocular, pelo menos em parte da multidão que o rodeia.
---
---
Edward Jenner
---

Sem comentários:

Enviar um comentário