quinta-feira, 20 de junho de 2019

QUANDO QUILO É MESMO MIL

---

---
Tal como anunciado em Novembro passado, e em prol da precisão científica, a definição de quilograma foi actualizada nesta Segunda-Feira, 20 de Maio, data em que se celebra o Dia Mundial da Metrologia. A alteração não afecta a utilização da unidade no dia-a-dia, visando antes melhorar medições científicas.
Desde 1889, o quilograma foi definido por um cilindro de platina-irídio que está guardado numa caixa especial de vidro. O objecto é conhecido como Protótipo Internacional de Quilograma e está no Gabinete Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), fora da cidade de Paris.
Em Novembro, 60 Estados-membros que participaram na Conferência Geral de Pesos e Medidas, em Versalhes, votaram por unanimidade  redefinir o valor do quilograma através de um pequeno – mas imutável – valor: a “constante de Planck”.
Contudo, esta não é a única novidade no Sistema Internacional (SI) de medidas. Também entram hoje em vigor actualizações para o ampere (intensidade da corrente eléctrica), o kelvin (temperatura termodinâmica) e para a mol (quantidade de uma substância).

Justiça é cega ― merceeiro não!
...

Sem comentários:

Enviar um comentário