segunda-feira, 24 de junho de 2019

VEM AÍ A ÁRVORE DAS PATACAS ?

-----
O porco, com licença de Vossas Senhorias, é um animal quase sine qua non na alimentação do Homo sapiens. Falo dele porque acabo de ler uma notícia ― com sabor a ficção científica ― sobre o animal; ou seja, a “fabricação” de exemplares do que serão novas espécies do mesmo género, o dos porcos. 
Abreviando, cientistas chineses “pegaram” em óvulos da fêmea porcina, fecundaram-nos com espermatozóides masculinos da mesma espécie, obtendo assim ovos daqueles recos ou tôs. Depois “trabalharam o genoma desses ovos (conjunto de genes portadores da informação das características do futuro ser), implantaram-nos no útero de uma fêmea fértil e esperam para ver.
Em numerosos casos, não aconteceu nada, ou seja, não houve gravidez. Mas noutros ― poucos ― nasceram filhos com património genético novo. Quer isto dizer que, potencialmente, a técnica permite modificar linhagens de porcos ― até ver ―, e no futuro poderá criar verdadeiras fábricas de espécies animais e vegetais, se os mutantes forem férteis. Teremos galinhas a pôr ovos de ouro, 
peixes sem "espinhas", políticos a falar verdade, quiçá "árvores das patacas". Infelizmente, já não é para o meu tempo!
---

Sem comentários:

Enviar um comentário