.
As zebras têm as cores do pêlo dispostas às listas, como é do conhecimento geral. É um mistério que tem intrigado os evolucionistas porque uma coisa assim é com certeza consequência da selecção natural: as zebras listadas eram seguramente mais aptas
para sobreviver, preusumindo-se que as não listadas terão existido e foram eliminadas pelo meio. Não se percebe é porque as listas tiveram importância.
Chega agora a notícia do Journal of Experimental Biology, num artigo de investigadores húngaros e suecos, de que as listas tornam os animais muito menos atractivos para a mosca do cavalo, muito abundante em África.
Os autores demonstraram experimentalmente que os mamíferos de cor castanha e preta reflectem a luz de forma polarizada, isto é, propagando-se apenas num plano – o que fazem, por exemplo, as lentes polarizantes de alguns óculos de sol, como os “Polaroid”. Tal radiação polarizada atrai as moscas. Pelo contrário, os mamíferos brancos reflectem a luz de forma não polarizada que atrai muito menos as moscas. E os listados, apesar de combinarem ambos os tipos de reflexão, mostraram-se ainda menos atractivos que os brancos por razões ainda não completamente compreendidas.
Não é provável que essa tenha sido a única razão para a sobrevivência das zebras listadas, mas é possível que tenha tido algum papel. Step by step, a natureza vai sendo explicada!
.
Sem comentários:
Enviar um comentário