domingo, 12 de fevereiro de 2012

A TEORIA DA EVOLUÇÃO E O "TIKTAALIK"



Ciência é o uso da evidência para obter explicações comprováveis e previsão de fenómenos naturais, bem como todo o saber gerado por tal processo.
.
.
A teoria da gravitação de Newton permitia prever qual o comportamento dos homens na Lua no que se refere à facilidade de saltar, por exemplo. A massa da Lua é menor que a da Terra e, portanto, a força da gravidade ali é seis vezes inferior. Isto sabia-se antes dos astronautas lá chegarem porque uma das características da ciência é permitir prever fenómenos através das teorias estabelecidas seguindo métodos correctos.
Falo nisto porque ainda hoje se contesta a verdade científica da teoria evolutiva de Darwin. Pode tal teoria prever fenómenos biológicos? Pode e há exemplos.
Observações paleontológicas previam há mais de um século que a vida animal na terra teve origem a partir de espécies que emergiram dos oceanos e foram as antecessoras dos anfíbios, répteis, dinossauros, aves e mamíferos. Tal teria ocorrido há 375 milhões da anos. Partindo daqui, cientistas investigaram uma região no Norte do Canada onde existem rochas sedimentares com aquela idade, localizadas em área de múltiplos canais. E ao fim de quatro anos de pesquisa, em 2004, viriam a encontrar fósseis de seres que representam a fase de transição do peixe para um animal terrestre a que chamaram Tiktaalik, grande peixe de água doce no dialecto local.
Os fósseis revelam um ser com guelras, escamas e barbatanas, com características de passar a maior parte do tempo na água. Mas também com pulmões rudimentares, pescoço flexível, e robusto esqueleto nas barbatanas que permitia suportar o peso do corpo em águas baixas ou em terra (ver Figura). Estava encontrado um exemplar de transição do peixe para o mamífero, incluindo o homem, e confirmada a natureza científica da Teoria da Evolução.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário