terça-feira, 4 de abril de 2017

HOMEM VAI COM PÉ

.

.
Já todos vimos bandos de aves em voos acrobáticos espantosos que as esquadrilhas da aviação acrobática tentam reproduzir, muitas vezes de forma notável, mas longe..., muito longe...(!), dos "passarinhos" — ave voa e homem "vai com pé"; assim é que é!
Já percebeu como tanto bicho manobra em conjunto, sem torre de controlo, sem rádio, sem sinaleiro, sem ensaios e sem por aí fora? Eu não sabia nada disto. Agora também não sei, mas fiquei com umas luzes depois de ler um artigo aqui.
Quem pensa um bocado, acha que aquelas aves se limitam a seguir um leader, ou a orientar-se pelos companheiros mais próximos, navegando à vista, ou as duas coisas ao mesmo tempo, ou outra coisa do género; mas não. O tempo de reacção dessas aves foi estudado e não é suficientemente rápido para esse tipo de táctica.
Há o que os "intelectuais das aves" chamam ondas de manobra que percorrem o bando previamente às mudanças de rota. É instintivo nelas, como os elementos de um coro, se cantarem isoladamente, "emitem" uma música não muito desafinada do conjunto — fenómeno que deve ser próximo do que acontece com os elementos das esquadras de aviação acrobática.
A natureza é um mistério total!... Ou não é?!... Em minha opinião, não é, prontes. Nós é que somos burros, sem ofensa para os burros. 
.

...

Sem comentários:

Enviar um comentário