terça-feira, 11 de abril de 2017

AURORA

.
...
Lua-Cheia hoje, neste jardim socialista à beira-mar plantado. Pôr-do-Sol no Polo Sul — nem jardim, nem socialista. Vem aí a grande noite polar.
Mas o dia polar despede-se com belos espectáculos de luz, a Aurora australis, como esta fotografada por um senhor chamado Hunter Davis que tem a felicidade de trabalhar naquela região com "clima ameno e óptimas praias". Há gente com sorte! Pensar que há quem trabalhe em climas como o de Portugal!... Puf...
A dita Aurora não é a minha vizinha do rés-do-chão direito. Esta  chama-se borealis no polo Norte e australis no polo Sul, e é um fenómeno resultante da excitação das moléculas da atmosfera por electrões e protões solares — com carga eléctrica positiva e negativa — que alteram a posição dos electrões nas moléculas do ar. Quando estes voltam às posições normais, as moléculas libertam o excesso de energia sob a forma de luz de várias cores e está "feita" a Aurora em apreço, bonita de se ver! Na verdade, nada que não se passe numa lâmpada fluorescente.
..
Também não é esta Aurora, embora esta seja quase polar!
.

.
Não esteja preocupado porque ela não é tate bitates — É NORUEGUESA!...

Sem comentários:

Enviar um comentário