sexta-feira, 14 de abril de 2017

PALPITES

.

A imagem aqui em cima não é um queijo suíço pretende representar o Universo, veja lá!... E, então, vemos lá uma fatia chamada Atoms, que somos nós os meus leitores, eu, o Jerónimo de Sousa, Marcelo "Está ou Esteve(s)", Jorge Jesus, a Terra, a Lua, o Sol, Marte, Plutão, uns milhões de milhões de outros planetas e estrelas, ou seja, milhares de milhões de galáxias e mais um par de botas. 
E tudo isso só faz 4,6% do Universo? Custa a acreditar, mas dizem que sim! Falta mais de 95%! E sabe o que falta? Também é animar a malta, sim senhor(a); mas é, sobretudo, matéria negra (24%) e energia negra (71,4%).
Perguntará o que é isso. Segure-se bem para não cair: ninguém sabe o que é, sequer se é! Grande bronca! Então de onde vem a ideia? É como com o Benfica: ganha tudo, ninguém percebe que é só classe e arranjam uma explicação tosca e dizem que são os árbitros! Está a ver? A matéria negra e a energia negra são "os árbitros do Benfica" do Universo. Explicam o que as pessoas não compreendem.
É assim: essa cangalhada das galáxias anda por aí espalhada à balda, suspensa em quê, a mover-se porquê, num espaço que cresce a toda a hora porquê, e com que energia? Não são os árbitros do Benfica os responsáveis, tenho a certeza. Então não sei... Olha, é a matéria negra e a energia negra, prontes! Não é assim, mas quase os astrofísicos, quando não sabem, inventam, já percebi.
Falo disto, não porque o Benfica continua em primeiro sem precisar da matéria negra, perdão, dos árbitros, mas porque apareceu agora um papagaio chamado Mike Hudson, da universidade de Waterloo (não é essa Waterloo!), a dizer que "viu" o invisível, a matéria negra. Então, ela será parecida com uma colmeia tecida por filamentos, como se vê no desenho da direita, onde, de quando em quando, surgem áreas mais brilhantes que são grupos de galáxias como a nossa Via Láctea. As galáxias estão suspensas na matéria negra como grãos de amendoim mergulhados em mel, por exemplo. É tudo um bocado viscoso, imagino eu, mas só Mike é que saberá. Pelo menos, fez um bonito desenho de duas galáxias a branco rodeadas de matéria negra que está aqui em baixo  não deve ser nada assim, mas está giro.
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário