.
O PORTUGUÊS ACTUAL É DOLICOCÉFALO, ortocéfalo (quase camecéfalo), metriocéfalo (quase acrocéfalo), levemente eurimetópico, de buraco occipital mesossema (quase megassema), leptoprósopo, cameconco ou mesoconco, leptorrínico, fenozígico (quase criptozígico), mesostafilino (quase leptostafilino), ortognata e megalocéfalo. - A. A. M. Correia, "Os Povos Primitivos da Lusitânia", 1924, p. 327

Outros meus contemporâneos têm consagrado todo o seu tempo ao Chiado rua, e talvez esses se riam de mim, que prezo mais o literato do que o Regent Street alfacinha.
.
Hillary Clinton e seu próximo, o que ele confirma.

..
envergadura de asa era superior à do B52, bombardeiro americano ainda em uso e de propulsão a jacto, e a superfície das asas muito maior. Tinha seis motores de cada lado, cada um com uma hélice a puxar e outra a empurrar, como se vê nas fotografias.
seria estar no avião quando aquelas peças disparavam.



Quantas singularidades, nesta viagem, da parte das câmaras! Um pouco antes de Vila do Conde — na estrada, à passagem do Rei, erguia-se este ornato: um palanque — um palanque! — com um mestre-escola cercado dos seus discípulos, funcionando. Decoração inesperada! As escolas, até aqui, tinham sido quase tudo, desde enxovia até curral: só não tinham sido duas coisas — escolas, e arcos de buxo.


descobertas capazes de modificar o mundo de forma surpreendente, como o conhecimento do genoma e a capacidade de o manipular, o que vai alterar o perfil epidemiológico de muitas doenças e ter consequências demográficas imprevisíveis num planeta que pode vir a ter muito mais de 9 mil milhões de habitantes no meio deste Século; como o avanço das ciências do cérebro, com o mapeamento das funções cerebrais, incluindo as psíquicas, e a
possibilidade de as modificar; ou a criação da inteligência artificial, meio caminho andado para um estilo de vida completamente distinto do actual.






.
Soares nunca fez o meu género, como é notório. Ademais, está a ficar entaramelado na palavra e na ideia. A qualidade do vídeo também não ajuda. Mas salva-se a acusação, que comungo de todo, do esbanjamento público em direcções-gerais, autarquias, governos regionais, empresas públicas e para-públicas, instituições ditas democráticas, blá, blá, blá. Por isso, reproduzo o vídeo, com vénia à Rádio Renascença. A capa do dia, publicada há minutos, ilustra a prosa acima lavrada.